Quando Abrão saiu da sua terra cometeu um erro grave ao levar Ló com ele, uma vez que Deus já havia lhe ordenado que deixasse para trás sua terra e parentela(Gen 12:1). Pareciam inseparáveis, mas com o tempo perceberam, através dos conflitos e diferenças entre os povos de ambos, que não poderiam continuar mais na mesma terra.
Abrão optou pela paz, e decidiu se separar deixando com que Ló escolhesse para que lado seguir. Ele, obviamente escolheu as campinas verdejantes. Abrão permaneceu na terra de Canaã, e logo após a separação Deus lhe mostrou a grandeza daquela terra.
"E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;" (Gênesis 13:14).
Sabe o que eu aprendo com isso? É que o que impedia Abrão de ver a bênção que tinha nas mãos era a insistência em se manter do lado de uma pessoa que só trazia para vida dele (discórdia), divisão e conflitos. Abrão estava acomodado naquela situação e não conseguia sair do lugar, não conseguia ver o seu crescimento. Às vezes, precisamos dar uma faxina básica em nossa vida e tirar o que só está nos deixando para trás, para que o necessário aconteça, e isso inclui pessoas negativas e indecisas, sentimentos ruins e obrigações desnecessárias.
Abrão vivia uma vida limitada ao lado daquele que além de gananciosa, queria uma vida fácil. Toda conquista e vitória vem do suor da gente. Ló desejou o que estava diante dos seus olhos, mas o que Deus deu a Abrão estava além disso. Certas lutas, certas decepções, certas dores e distanciamentos, apesar de nos ferir, também servem para nos revelar que mesmo que nos tirem o chão, temos asas, podemos voar, podemos viver os recomeços, podemos construir e reconstruir ainda que tentem nos anular. Deus realmente sabe o que faz.
Cecilia Sfalsin
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A fase mais gostosa de quem escreve é quando conhece a opinião de quem lê....Obrigada por suas palavras e sejas sempre bem vindo(a)....
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.